Pagamento do IPTU 2022: Pagamento e Parcelamento com Desconto

pagamento do IPTU 2022 é o dever, de todas as pessoas que tem imóveis registrados. Mas o que muita gente ainda não sabe, é que o boleto para efetuar o pagamento é distribuído anualmente. É através do pagamento do IPTU 2022 que você tem direito a usufruir o imóvel, então fique em dia com o imposto!

Pagamento do IPTU 2022
Pagamento do IPTU 2022

Sobre o IPTU 2022

Na maioria das vezes, as pessoas pensam que o IPTU não é tão importante. Isso é mito! Na verdade, o Imposto Predial e Territorial Urbano é muito importante para a manutenção da cidade. 

O IPTU 2022 é cobrado todos os anos, mas apenas uma única vez. Mas a cobrança é feita, para pessoas que tem imóveis nos limites da cidade. 

O valor da propriedade é determinado, com base no valor do IPTU. Além disso, com o dinheiro arrecadado a prefeitura pode fazer melhorias na educação, saúde e segurança.

⋙ Como é calculado o imposto?

Você sabe como é calculado o valor do IPTU do seu imóvel? Se não sabe, vai descobrir agora!

  • Valor venal x Alíquota da cidade = Valor do IPTU do imóvel.

O valor venal é estipulado, de acordo com as características do imóvel, sabia disso? Então tudo conta, desde a localização ao comprimento e largura da propriedade para o valor de pagamento do IPTU 2022.

Já a alíquota é algo particular de cada prefeitura, ela é definida de acordo com as regras da cidade. A mesma é uma taxa, que o cidadão paga por estar incluso no IPTU. 


Onde pagar o IPTU 2022?

E agora? Tem uma propriedade pela primeira vez e ainda não sabe onde pagar o IPTU 2022?! Calma, vamos te ajudar com isso viu.

Primeiramente, você está com o boleto de pagamento do IPTU 2022 em mãos? Se não o tiver ainda, poderá imprimi-lo no site oficial da prefeitura podendo consultar IPTU 2022

Caso queria pagar presencialmente, existem as seguintes opções de pagamento do IPTU 2022:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Mas se for da sua preferência, fazer tudo pelo celular através do aplicativo. Veja como é simples!

  • Faça o pagamento do imposto, através do aplicativo do seu banco, como por exemplo: Usurários do Nubank;
  • Pague através do PIX, basta mirar o código de barras com a câmera do seu telefone.

Quanta facilidade, não é mesmo! Tudo isso, graças ao avanço tecnológico.

⋙ O que acontece se eu não pagar o imposto?

Sinto lhe informar, mas se você não pagar o IPTU 2022 do seu imóvel, poderá perdê-lo. A prefeitura tem essa autoridade, ela poderá levar sua propriedade a leilão e até utiliza-la para seus próprios fins. 

Para evitar tanto estresse, não deixe de pagar o imposto! Você pode pagar tudo de uma vez, ou até mesmo parcelar para ficar ainda mais fácil e leve para o seu bolso.

Lembrando que existem certas pessoas que possuem direito a isenção do IPTU 2022, mas, é preciso estar de acordo a uma série de regras para solicitar este benefício.

Pagamento do IPTU


Parcelamento com desconto IPTU

Só a palavra “Parcelamento” é algo atrativo, não é mesmo?! Agora imagina só, você tem um valor do IPTU para pagar mais está sem dinheiro suficiente, e agora? A solução é parcelar o IPTU!

Vamos utilizar como exemplo a forma de parcelamento do imposto, na prefeitura de Recife!

  • Acesse o site oficial da prefeitura de Recife, clique aqui;
Site Oficial Prefeitura de Recife
  • Clique em “Parcelamento de débitos“;
  • Preencha os campos com o número de inscrição, reescreva os caracteres de segurança;

pagamento do IPTU 2022 

  • Agora, clique na opção “Enviar“.

Prontinho, agora é só escolher de acordo com a disponibilidade e quantidades de parcelas a serem pagas. Não esqueça da data de vencimento, faça o pagamento do IPTU 2022 corretamente.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Pagamento do IPTU 2022: Pagamento e Parcelamento com Desconto

Clarissa Miranda
Jornalista e publicitária. Atua como redatora especialista em finanças desde 2015, compartilhando de forma clara e confiável informações atualizadas sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais tributos.