Consultar IPTU 2022: Consultar Débitos pelo CPF e Inscrição do Imóvel

Quem tem propriedade em seu nome, precisa estar atento a situação do Imposto Predial e Territorial Urbana. Por isso, fique atento ao site da prefeitura da sua cidade para consultar IPTU 2022! Nesse procedimento, será possível ver se há alguma pendência, para corrigi-la. Aqui, vamos te mostrar como consultar IPTU 2022 da forma mais simples possível.

Consultar IPTU 2022
Consultar IPTU 2022

Como funciona o IPTU 2022

Já conhece o Imposto Predial e Territorial Urbano? Se pretende comprar um terreno ou imóvel em seu nome, se o mesmo estiver localizado nos limites da cidade, é seu dever quitar o IPTU 2022.

O imposto é obrigatório, por isso ele deve ser pago anualmente. Mas se você não quiser pagá-lo, sofrerá com as consequências. 

É importante cumprir com seu dever de cidadão, pagando o imposto você estará se beneficiando e também ajudando a cidade. Porque o dinheiro arrecadado, servirá para fins como:

  • Melhorias na educação e na saúde;
  • Reformas, como: Saneamento básico;
  • Iluminação e placas atualizadas.

➥ Quem deve pagar o imposto?

Perante a Lei todo cidadão que possuir imóveis registrados em seu nome, tem como dever quitar o valor do IPTU 2022. Mas é importante salientar, que o Imposto é cobrado apenas para imóveis da cidade. 

Porém, em alguns casos, certas pessoas recebem o benefício da isenção do IPTU 2022 como aposentados e pessoas portadoras de deficiências.


Débito IPTU como resolver?

Uma das coisas mais difíceis de lidar, é com os débitos, não é?! Bom, se você se esqueceu de pagar o imposto e está com débito IPTU 2022, vamos te ajudar a resolver esse problema. 

Como exemplo, veja como resolver esse problema pelo site oficial da prefeitura de São Paulo.

Consulta IPTU SP
  • Informe o número do cadastro da sua propriedade;
  • Em seguida, reescreva o código da imagem;

  • Feito isso, clique em “Consultar débito de IPTU“.

Ao clicar na opção de consultar IPTU 2022, você poderá ver todas as informações da sua propriedade. Caso tenha pendências, terá a opção para emitir o boleto para realizar o pagamento.

➥  Onde pagar o IPTU?

Existem várias maneiras de pagamento do imposto, sendo presencial ou através de aplicativo. Os pagamentos poderão acontecer, da seguinte maneira:

  • Por meio de Bancos (Presencialmente): Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica;
  • Via Aplicativo: Nubank ou pelo PIX do seu banco.

Agora que você já sabe a forma de pagamento do IPTU 2022, evite o débito do imposto. Ah, e não esqueça, se não pagar o imposto poderá ser punido!

As punições para os devedores são:

  • Multa ou perca do imóvel;
  • Propriedade leiloada pela prefeitura, ou utilizada pela mesma para seus próprios fins.

Consultar IPTU 2022 

Todo cuidado é pouco, quando lidamos com deveres exigidos por Lei. Sabendo disso, não deixe de consultar IPTU 2022! Mas para fazer a consulta, é preciso ter acesso à internet. 

Veja o exemplo, para moradores de São Paulo!

  • Para fazer a consulta dos seus dados, referente ao IPTU, clique aqui;
Site Oficial Prefeitura de São Paulo
  • Clique em “IPTU” e clique na opção “Consulta IPTU“;

consultar IPTU 2022

  • Agora, informe no campo o número de cadastro da propriedade;

consultar IPTU

  • Informe o código da imagem que é apresentado na tela e clique em “consultar IPTU 2022“.

Feito o procedimento, você terá acesso à página que consta o histórico do seu imóvel. É nesse momento, que você deve analisar cuidadosamente cada informação.

Consultar IPTU

Atenção: Todos os anos o boleto é impresso e enviado a sua residência, caso ele não chegue é importante entrar em contato com a prefeitura. Isso pode acontecer, se você se mudou de residência e esqueceu de atualizar o endereço no cadastro.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consultar IPTU 2022: Consultar Débitos pelo CPF e Inscrição do Imóvel

Clarissa Miranda
Jornalista e publicitária. Atua como redatora especialista em finanças desde 2015, compartilhando de forma clara e confiável informações atualizadas sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais tributos.