Como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca? Detalhes!

Quer saber como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca? Veja a seguir como realizar a requisição e acompanhar detalhes para pagar o imposto com o valor ainda menor. Com o aumento dos preços, o que muitas pessoas buscam é como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca. Se esse for o seu caso, continue a leitura e veja os detalhes abaixo!

Como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca
Como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca

Como funciona o IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo obrigatório que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de imóveis.

Como esse é um tributo que incide sobre o imóvel, o proprietário que tem mais de um imóvel cadastrado em seu nome precisa pagar tributos diferentes. Importante lembrar que o valor venal incide sobre o cálculo e consequentemente interfere diretamente no valor final do tributo.

O valor venal pode ser conceituado como o preço estabelecido pelo poder público, dessa forma, o cálculo é estabelecido levando em consideração os percentuais de descontos, acréscimos e alíquotas de cada região.

É bom mencionar que o valor do tributo modifica a cada ano e alguns pontos que podem ser explicados para mudança de valor estão: reajuste do percentual, modificação no imóvel ou valorização de determinada região.

Alguns fatores que influenciam no valor venal são a localidade e a idade do imóvel que pode ser menor que o valor de mercado. As condições para pagamento do IPTU 2022 são à vista e parcelado.

As pessoas escolhem pelo pagamento à vista devido aos percentuais garantidos pelo Departamento Estadual de Trânsito que variam entre os contos de 5% até 20% para pagamento em sua totalidade. Entretanto, há também a possibilidade de pagar o valor parcelado.

O parcelamento pode ser sem desconto e também não há a aquisição de juros se cumprido o calendário do Detran. Caso haja necessidade de mais parcelas, o cliente pode dividir sobre a responsabilidade da empresa do cartão de crédito. Veja a seguir mais detalhes e saiba como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca.


O que é nota carioca?

A nota carioca foi assim apelidada pela prefeitura do Rio de Janeiro e nada mais é do que cadastrar o número do CPF no ato das compras para ter direito a prêmios e descontos no IPTU.

Essa tem sido uma forma efetiva de controle tributário e ao mesmo tempo, um auxílio à população carioca. De acordo com os órgãos responsáveis, mais de 70 mil estabelecimentos estão inseridos.

Não entra na emissão da Nota Carioca o consumo realizado em bares, restaurantes, lanchonetes ou postos de gasolina. As compras feitas em supermercados, lojas de roupas e de sapatos e lojas de varejo também não dão direito à Nota Carioca.

A Nota Carioca vale para serviços prestados por diversos estabelecimentos: hotéis, cinemas, estacionamentos, oficinas mecânicas, academias de ginástica, salões de cabeleireiro ou de beleza, construtoras, funerárias, escolas, hospitais e laboratórios, entre outros.

Fonte: G1

Veja a seguir como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca

✓ Veja mais informações sobre o IPTU por estados:


Como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca?

Para obter o desconto que pode ter até 50%, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Peça a nota fiscal;
  • Acesse o sistema;
  • Emita a nota fiscal eletrônica;
  • Pague o ISS e receba o crédito;
  • Utilize o valor.

O mais comum é que o desconto seja de até 50%. Para mais detalhes, clique aqui. Porém, caso o contribuinte cadastre muitas notas fiscais há chance de ter um desconto integral.

Para mais detalhes, sobre como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca, continue acompanhando este portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como obter desconto no IPTU 2022 com a nota carioca? Detalhes!

Clarissa Miranda
Jornalista e publicitária. Atua como redatora especialista em finanças desde 2015, compartilhando de forma clara e confiável informações atualizadas sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais tributos.