O que é o RSR?
Tempo de Leitura: 11 minutos O descanso semanal remunerado (DSR), também conhecido como repouso semanal remunerado (RSR), é um direito de todo trabalhador celetista, seja ele urbano ou rural, e está disposto no Art. 7º, inciso XV, da Constituição Federal.
Em cache
Quando é devido o RSR?
De acordo com a Lei no 605/1949, “todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local”.
Em cache
O que é RSR sobre faltas?
Para que o empregado tenha direito à remuneração do Repouso Semanal Remunerado (RSR) é necessário que o seu horário de trabalho seja integralmente cumprido, sem faltas, atrasos ou saídas durante o expediente, desde que tenham ocorrido sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar.
Em cache
Qual a diferença entre DSR e RSR?
O Descanso Semanal Remunerado (DSR) ou o Repouso Semanal Remunerado (RSR) é de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, preferencialmente aos domingos, garantido a todo trabalhador urbano, rural ou doméstico, sendo, para este último, através do art.
Em cache
O que significa 1-6 RSR?
Professor deve receber 1/6 de RSR por aula ministrada. Se o professor recebe à base de horas-aula, tem direito ao acréscimo de 1/6 desse valor a título de repouso semanal remunerado para cada aula ministrada, considerando o mês de quatro semanas e meia, conforme estipula a CLT.
Qual o valor de uma folga?
O trabalho realizado em dia destinado ao repouso, desde que não determinado outro dia de folga, é pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal, conforme a orientação jurisprudencial dada pela Súmula n.º 146 do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O que acontece se o funcionário trabalhar 7 dias seguidos?
Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n. 410 da SDI-1 do TST.
Qual é o valor do DSR?
Simplificadamente, a fórmula do cálculo do DSR pode ser traduzida em: DSR = (valor total das horas extras no mês / dias úteis no mês) x domingos e feriados do mês . Caso as horas extras feitas durante o mês tenham percentuais diferentes (60% ou 100%), a média terá que ser feita separadamente para cada valor.
Quantas faltas para ser demitido por justa causa?
Quantos dias de falta dá justa causa? O abandono de emprego é motivo para demissão por justa causa, ou seja, com 30 dias seguidos sem comparecer ao trabalho o empregado pode ser demitido. Entretanto, não é somente dessa forma que as faltas injustificadas podem levar à demissão.
Como é feito o cálculo do RSR?
RSR = valor total das horas extras do mês DIVIDIDO pelo número de dias úteis no mês MULTIPLICADO pelos domingos e feriados do mês.
O que acontece se eu trabalhar no DSR?
De acordo com a legislação, a hora extra recebe um adicional de 50% sobre o seu valor. E como você viu no tópico acima, quando o colaborador realiza o trabalho no seu DSR, o valor da hora é recebido em dobro.
Quem ganha 1500 recebe quanto por dia?
Cálculo da renda diária:
Portanto, se você ganha R$1500 por mês, sua renda diária seria aproximadamente R$68,18.
Quantas folgas por mês o trabalhador tem direito?
A lei brasileira estabelece que o trabalhador possui direito a 30 dias de folga por ano. De acordo com o artigo 7° da CLT, o empregado possui direito a descansar 1 dia a cada 22 dias trabalhados. Se um trabalhador estiver trabalhando 8 horas por dia, isso significa que tem direito a 2 folgas por mês.
Quantos DSR podem ser descontados por mês?
Quando se desconta o DSR? A empresa é permitida a descontar o DSR do funcionário em três ocasiões: falta sem atestado ou justificativa legal, atrasos e saídas durante o expediente.
O que fazer quando o funcionário falta e não avisa?
As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.
Quantos dias a empresa tem para me mandar embora após um atestado?
Em resumo, não existe um prazo legal para que o funcionário entregue o documento – pode ocorrer antes ou apenas no retorno à atividade laboral.
Quem trabalha de segunda a sexta tem direito a DSR?
Por via de regra, o DSR só começa a valer depois de seis dias trabalhados. Contudo, existem empresas que concedem o benefício antes desse período, como é o caso dos empregados que fazem escala 5×2 (aplicada, por exemplo, para quem trabalha de segunda a sexta e folga sábado e domingo*).
Quem falta um dia perde o DSR?
Nesse sentido, se o funcionário faltou em algum dia e não completou o horário de trabalho, ele não tem direito a receber a remuneração do DSR. Mas, também não sofre nenhum tipo de desconto no salário.